top of page

PSICOLOGIA CLÍNICA

 

A Psicologia Clínica é um método de tratamento, uma aplicação dos conhecimentos científicos da Psicologia e da Psicopatologia na clínica psicológica. É um valioso recurso para lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento humano pode assumir. É também um espaço favorável ao crescimento e amadurecimento, um lugar/tempo/meio privilegiado de criar intimidade consigo mesmo, de estabelecer diálogos construtivos e transformar padrões de funcionamento, restabelecendo o processo formativo e criativo de cada um.

 

Atendimento individual

 

O processo terapêutico individual procura promover o bem-estar da pessoa, favorecendo uma maior satisfação consigo mesma, com os outros e com a sua vida.

Trata-se de um processo de desenvolvimento, que se inicia com a clarificação da dificuldade apresentada e procura, a partir daí, capacitar a pessoa a agir na sua vida de forma mais coerente com as suas necessidades e aspirações e simultaneamente estabelecer relações mais gratificantes com os outros.

 

Psicodiagnóstico

 

O diagnóstico psicológico é realizado com o recurso a metodologia específica, com o objetivo de clarificar alguma dúvida ou dificuldade no tratamento da pessoa, tais como as entrevistas (p.e., inicial, anamnese) e a aplicação de testes psicológicos para confirmar ou descartar hipóteses levantadas durante as entrevistas.

O psicodiagnóstico apresenta uma avaliação detalhada dos aspetos cognitivos e psíquicos da pessoa, norteando assim todos dos tipos de tratamento psicoterapêutico.

 

Orientação vocacional

 

A orientação vocacional é um conjunto de práticas destinadas ao esclarecimento da problemática vocacional. Trata-se de um trabalho preventivo cujo objetivo consiste em providenciar os elementos necessários para possibilitar a melhor situação de escolha para cada sujeito.

bottom of page