top of page

 

TERAPIA DA FALA

 

O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem (oral e escrita), bem como alterações relacionadas com a audição, cognição, respiração, deglutição, motricidade orofacial e voz.

 

Rastreios

 

No rastreio o Terapeuta faz uma breve observação da criança e recolhe dados junto dos pais/professores de forma a perceber se a criança necessita de uma avaliação e intervenção em Terapia da Fala. Os rastreios são muitas vezes realizados em contexto escolar, através de protocolos de colaboração entre a instituição educativa e o centro Pronunciar.

 

Avaliação

 

A criança é avaliada com testes formais, padronizados para a população portuguesa e/ou através de uma avaliação informal, com recurso a materiais não padronizados.

 

Diagnóstico

 

De acordo com os dados da avaliação é feito um diagnóstico terapêutico e elaborado um plano de intervenção.

 

Intervenção

 

A intervenção é baseada no plano terapêutico elaborado para a criança sendo este reformulado à medida que esta evolui. A família tem uma participação activa na intervenção, dando continuidade em casa ao trabalho realizado na terapia, através de estratégias dadas pelo terapeuta a cada sessão.

 

O terapeuta promove uma relação de reciprocidade com o educador, professor, médico pediatra ou outros clínicos ligados à criança.

 

A frequência das sessões de Terapia da Fala (semanal, bissemanal, quinzenal) é decidida entre os pais e o terapeuta.

 

Na intervenção são utilizados materiais específicos para as dificuldades da criança e adequados à sua idade (computador, fichas em papel, Ipad, cartões de imagens, objectos ou jogos).

bottom of page