top of page

NUTRIÇÃO CLÍNICA

 

Segundo a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), o Nutricionista "é o profissional de saúde que desenvolve funções de estudo, orientação e vigilância da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade e segurança, incluindo a avaliação do estado nutricional, tendo por objetivo a promoção da saúde e do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença, de acordo com as respetivas regras científicas e técnicas”.

 

O Nutricionista pode atuar em diversas áreas sendo a Nutrição Clínica uma delas. Neste contexto pretende-se avaliar o estado nutricional e alimentar do indivíduo que, geralmente, acontece através de uma consulta individual que pode envolver os seguintes procedimentos: Avaliação da história alimentar; Diagnóstico nutricional de acordo com a avaliação dos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares; Prescrição nutricional de acordo com a situação clínica e estado de saúde do indivíduo; Prescrição, planeamento, análise, supervisão e avaliação de planos alimentares; Entre outros procedimentos em situações especiais.

 

Nutrição Pediátrica

 

A nutrição e alimentação equilibrada em idade pediátrica são extremamente importantes, não só porque influenciam o crescimento e desenvolvimento normais para a idade, como também podem condicionar a saúde a longo prazo na vida adulta. Desta forma, o acompanhamento do Nutricionista durante a infância é particularmente importante no sentido de promover uma alimentação e estilo de vida saudáveis.

Na área da Nutrição Pediátrica, o Nutricionista pode ainda avaliar, atuar e monitorizar a nutrição e alimentação em diferentes patologias/condições como:

 

- Obesidade Infantil;

- Diabetes (tipo I particularmente);

- Doença Celíaca e outras patologias digestivas;

- Desnutrição;

- Doenças do comportamento alimentar;

- Paralisia Cerebral e outras condições motoras e do desenvolvimento;

- Outras condições que influenciem a alimentação e estado nutricional na infância.

 

bottom of page