top of page

DISLEXIA- PERGUNTAS E RESPOSTAS

É possível formular-se o diagnóstico de Dislexia a um menino com 5 anos de idade?

A Dislexia é uma perturbação do desenvolvimento que se define por dificuldade na aprendizagem da leitura devida a uma alteração no processamento fonológico. Esta dificuldade pode manifestar-se de várias formas desde a mais grave, com total incapacidade em ler, até formas mais ligeiras com velocidade leitora diminuída, erros de descodificação e prejuízo da compreensão leitora. Estas dificuldades surgem apesar da criança não apresentar perturbação de desenvolvimento intelectual, défices sensoriais, privações graves e ter sido instruída de forma adequada.

Assim não é possível formular um diagnóstico de dislexia a uma criança que ainda não tenha sido ensinada a ler.


  1. Quais são os efeitos negativos conhecidos do metilfenidato a longo prazo?

Os estudos realizados mostram que a longo prazo, não há efeitos secundários preocupantes. Alguns estudos mostram haver uma redução ligeira (1,5 a 2cm) da estatura final estimada por comparação aos sujeitos não medicados. No entanto há estudos a demonstrar que esta redução não existe ou é menor.


  1. O menino que faz letras em espelho aos 7 anos de idade tem, por este facto, Dislexia?

A Dislexia deve-se a um problema neurobiológico, de base genética, em que os processos afectados são da área cognitiva verbal, mais precisamente da área do processamento fonológico. Não há dislexia visual. As crianças completam o seu processo de lateralização entre os 3 e os 7 anos de idade, sendo que os erros em espelho são normais e não são sinais de dislexia.


  1. Ao menino de 8 anos de idade que dá muitos erros no ditado deve ser, de imediato, proposta a medicação psico-estimulante?

Uma criança que dá muitos erros ortográficos deve ser avaliada para se estabelecer o perfil neurodesenvolvimental e depois propor uma intervenção psicopedagógica estruturada e adequada.

A medicação psico-estimulante (ex. Metilfenidato) só estará indicada se houver um diagnóstico simultâneo de Perturbação de Défice de Atenção suficientemente marcada e impeditivo da intervenção eficaz. .


  1. As lentes prismáticas são uma boa abordagem terapêutica para a problemática da Dislexia?

A Dislexia é uma perturbação de desenvolvimento da a área auditivo-verbal e de processamento fonológico.

É importante, como em todas as crianças, resolver os défices sensoriais concomitantes da forma habitual.

A utilização de lentes prismáticas e outros auxiliares visuais não está indicada na Dislexia

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page